top of page

A Nossa História

       Tudo começou pela assistência social à população rural tornando-se uma espécie de caixa de providência das populações rurais que viviam no campo sendo tudo o que derivada deste o seu sustento.

            Um dos aspetos diferenciadores da Casa do Povo de Briteiros foi a contratação de um médico, Dr. Augusto Dias de Castro, que todas as semanas se deslocava às instalações da Casa do Povo de Briteiros para prestar consultas médicas gratuitas para os sócios. Esta contratação foi uma mais valia para a população pois, naquela época, não existiam outros serviços de saúde disponíveis. Desta forma, a existência de um posto médico nas instalações da Casa do Povo de Briteiros deu origem à criação de um Centro de Saúde em Briteiros.

               Uma outra das ações da Casa do Povo foi a disponibilização, num espaço público, a uma televisão e a uma biblioteca. Também, uma das preocupações desta IPSS era a nível formativo e escolar, pelo que disponibilizou, nas suas instalações, aulas para adultos em horário pós-laboral o que deu origem, mais tarde, à instalação da Tele Escola na freguesia. Estas aulas eram gratuitas administradas por um professor da escola primária.   

             Desde de 2012, foi também instalada na Casa do Povo de Briteiros uma Cantina Social, destinada a apoiar as famílias em geral, independentemente da faixa etária, em situações de carência económica.

              A Casa do Povo de Briteiros celebrou neste ano de 2019 o seu 75º aniversário, que ficou assinalado com o assentamento simbólico da primeira pedra daquele que será o futuro Centro de Dia desta instituição. Esta nova valência irá acrescentar dimensão à instituição, que já conta com inúmeros serviços de apoio social. Consideram que têm estado no caminho certo para servir o melhor possível os membros mais carenciados da população e vão continuar a trabalhar para promover os ideais do associativismo, do cooperativismo e da solidariedade.

bottom of page