CITÂNIA VIVA
O CITÂNIA VIVA é um evento de reencenação histórica que leva a sua XI edição, que apresenta nas ruínas da Citânia de Briteiros, Portugal, uma reconstrução da Idade do Ferro que é única no país. É um evento aberto a todas as famílias, também aos turistas, que acontece em uma maravilhosa localização natural no topo de uma colina, com vistas deslumbrantes sobre toda a região.
Organizada pela Casa do Povo de Briteiros, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento, a representação histórica Citânia Viva irá realizar-se, naquela que é a sua décima quarta edição, nos próximos dias 19 e 20 de julho de 2019.
Ao longo do dia 19 de julho, terá lugar no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros, a iniciativa Museu Vivo, uma visita temática especialmente preparada para o público infanto-juvenil.
Ainda no dia 19 de julho, pelas 20h00 e tendo como ponto de partida o Museu da Cultura Castreja (Solar da Ponte), em Briteiros, realizar-se-á a caminhada castreja através do leito do rio Febras, até à Casa do Povo de Briteiros. No final do percurso será apresentada uma pequena encenação seguida de ceia tradicional.
No sábado, dia 20 de julho, a partir das 18H00, o espaço da Citânia de Briteiros estará aberto ao público. O visitante será convidado a percorrer o povoado, acompanhado por momentos de música e animação. No mesmo local, seguir-se-á o já habitual jantar castrejo, onde os participantes poderão saborear um conjunto de petiscos especialmente preparados para a ocasião, lado a lado com os "habitantes” da Citânia.
No final, a partir das 22h00, realizar-se-á uma grande produção de teatro que juntará todos os intervenientes do evento (atores profissionais e amadores locais e de outros pontos do concelho).
Dia 19 de julho de 2019 (sexta-feira),
10h00 às 20H00 | Museu da Cultura Castreja (Solar da Ponte)
Dia 20 de julho de 2019 (sábado),
18H00 às 24h00 | Citânia de Briteiros